Aquafaba – “claras em neve” veganas
Aquafaba
A aquafaba foi descoberta em 2015 por um músico vegano francês Joel Roessel. Ele descobriu que a água de leguminosas enlatadas poderia espumar como uma mucilagem. No início ele divulgou anonimamente em um blog na frança as propriedades deste líquido. Na mesma época os Estados Unidos o entusiasta culinário, vegano, engenheiro de softwares Goose Wohlt vendo o movimento na França resolveu testar a aquafaba como substituição a clara do ovo. Ele abriu esta informação em um grupo vegano bem popular no Facebook, apresentando uma receita de merengue com a água de grão de bico e o açúcar.
Daí para frente a aquafaba se popularizou no mundo vegano. Tem um poder incrível de substituir a clara de ovo em diversas receitas.
A maioria dos entusiastas usa a água dos grãos de bico enlatados, que tem um preço acessível e também são práticas.
É possível fazer a aquafaba com grão de bico cru. Mais trabalhoso e muitas vezes não atinge o ponto ideal. Minha sugestão é começar usando o grão de bico enlatado, para ver a consistência ideal, se animar vendo como as receitas dão certo e depois tentar replicar com o grão de bico cru.
Existem poucas fontes de informação sobre a aquafaba feita de maneira caseira. Deixamos o grão de bico cru de molho para eliminação dos fitatos, anti nutrientes que impedem a absorção de minerais. A melhor receita e mais testada é esta abaixo a qual adicionei o vinagre para melhor eliminação dos fitatos.
Ingredientes
1 xícara de grão de bico
água para remolho
1 colher de sopa de vinagre para remolho
3 xícaras de água
Preparo
1) Deixar o grão de bico de molho em água por 12 a 24 horas com o vinagre. Se for deixar 24 horas trocar a água pelo menos 1 vez. Descarte esta água.
2) Cozinhar o grão de bico com as 3 xícaras de água em uma panela de pressão em foto alto.
3) Quando a panela pegar pressão, baixe o fogo e deixe cozinhar por mais 20 minutos.
4) Espere esfriar.
5) Despeje todo conteúdo – grão de bico e água num recipiente e leve a geladeira por pelo menos 12 horas.
6) No dia seguinte, escorra a água em outro recipiente – esta é a aquafaba.
7) Ela deve render 1 xícara de aquafaba. Se render menos, até 3/4 de xícara tudo bem. Se render menos que 3/4 será preciso aumentar a quantidade de líquido. Junte 1 xícara de água e leve ao fogo até reduzir para 1 xícara de aquafaba.
Vou postar as receitas da mousse e do suspiro em um post novo para cada tá? Experimente, brinque, o laboratório mais divertido do mundo é sua cozinha!
Beijos