Sauer Kraut
Outro dia, em conversas com o Osvaldo na gravação do programa Voce Bonita, ele me contou que o médico pediu para que parasse de comer vários alimentos e em especial gorduras, carboidratos refinados, carnes gordurosas. Aí bate o pânico!!! O que sobrou para eu comer? Legumes, frutas e verduras! E um pouco de proteínas.
Parece pouco mas não é! São infinitas as possibilidades e aos poucos vamos entendendo que podemos viver com uma alimentação bem balanceada usando o que o solo nos oferece.
Sopas por exemplo!
Refogando uma cebola e alho picadinhos na água e colocando mais alguns legumes, adicionando água, louro você tem uma sopa de abóbora, ou de tomate, beterraba, cenoura, tantas opções! Bater no liquidificador. A melhor sopa para mim é de legumes variados – chuchu, cenoura, inhame, abóbora, tomate, folhas de couve rasgasdas, louro. Bater metade e a outra metade deixar em pedacinhos… hum! É a sopa mais reconfortante que conheço.
Saladas são mais um capítulo delicioso! Atenção especial aos brotos – de alfafa, feijão, muitas vezes faço meus próprios brotos. Simples demais – brotos de feijão moyashi – lavar bem o feijão, deixar de molho 24 horas em água filtrada e descartar a água. Com um vidro de boca larga e um tule preso na boca por um elástico, pronto! Brotos prontinhos para germinar. É só lavar 2 x ao dia e deixá-los sempre virados em um escorredor de pratos a 45º.
Depois de alguns dias começam a surgir os cabinhos, e vão crescendo. Os meus ficam até com folhinhas… Lavo bem em água, algumas casquinhas soltam, outras ficam presinhas. Mas é um alimento mais do que gostoso e súper nutritivo.
O sauerkraut é outra opção boa de vegetal colorido e diferente.
Ingredientes
1 repolho grande
1 colher de cha de sal rosa ou marinho moído
Preparo
1) Tirar e guardar as folhas externas do repolho
2) Cortar o repolho fatiado fininho, pode também ser feito no processador.
3) Colocar o repolho fatiado numa tigela e adicionar o sal marinho
4) Massageie com gosto o repolho. Vá apertando, ele vai soltando um caldinho. Tem que massagear bastante e o líquido deve cobrir o repolho.
5) Colocar num vidro de boca larga e apertar bem as fatias para que o líquido as cubra.
6) As folhas externas devem ser colocadas por cima, e um vidro menor com água ou outro peso qualquer (usei feijões) deve ser colocado sobre estas folhas para fazer peso.
7) Cubrir com um pano fino (uso pano de fralda) e deixar em um lugar escuro de 3 a 14 dias, até que fique azedo o suficiente. Guardar em geladeira. Se for em vidro fechado dura muito, senão algumas semanas. Dá para inventar e colocar cenoura, temperos como ervas. Fica delicioso e é repleto de probióticos gerados durante a fermentação.
Pode ser feito com repolho roxo, branco, e até adicionando umas cenourinhas raladas. Fica gostoso como complemento da salada, dá um gosto todo especial! Adoro!