Almoços e Jantares coloridos
Gosto muito de receber. Para mim é um ritual iniciado na mente e que toma conta dos meus pensamentos por dias! Imagino as cores, aromas, texturas, se a mesa vai ficar bonita, se os convidados vão gostar da comida. Meus pais sempre tiveram amigos em casa. Minha mãe, cozinheira de mão cheia, sempre fez comidas lindas e perfumadas. Seu quibe de peixe, inesquecível… Seu frango de forno com farofa, hum… e até o pernil que como no Natal com farofa é diferente dos outros, divino.
Estava olhando algumas fotos e me deparei com uma das mesas mais legais que montei num aniversário para as amigas. Ficou linda… fizemos tudo aqui em casa, eu e as meninas.
Vou passar algumas das receitas gostosas desta mesa neste e nos próximos posts. Mas não é comida só para festa, é comida para todo dia, colorida com vegetais, couscous, ceviche.
Viram que mesa feliz? Prometo que vou passar as receitas todas. Devagar. Alternando com outras que pipocam na minha cabeça.
Os pratos deste saudoso almoço foram.
Sopas frias de cenoura e beterraba com iogurte
Quiche de queijo e quiche de cogumelos
Salada com folhas, chips de presunto cru, manga e crips de parmesã0
Salada caprese
Salada de grão de bico
Ceviche de salmon
Bolinhos de grão de bico (já tem esta receita no blog) com molho de cenoura (post anterior)
Beterrabas assadas com alecrim
Massa com molho de limão e rodelas de abobrinha crocante
Frango vietnamita com molho de amendoim
Hoje vou passar a receita do meu couscous marroquino. Já ficou famoso. Faço variações, com frango, com tâmaras. Mas este é minha base vegetariana. Fui elaborando através dos anos. Não me lembro quando foi a primeira vez que experimentei. Talvez no Mercearia do Conde? Faz tanto tempo.
Coucous Marroquino da Renata
1/2 caixa de couscous
1 colher sopa cebola picadinha
1 cenoura cozida picadinha
1 tomate picadinhos
1 batata doce ou mandioquinha cozida picadinha
1 abobrinha picadinha
½ colher de chá de canela em pó
1 pitada de noz moscada
½ colher de chá gengibre em pó ou fresco raladinho
½ colher de chá de curry em pó
1 colher de sopa de hortelã ou manjericão picada
½ colher de sopa de coentro picado
1 xícara de amêndoas lascadas e torradas
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite
1/2 litro de caldo de legumes (feito em casa de preferência)
sal
pimenta do reino
tâmaras picadas para decorar
verdura para colocar em volta
Refogar a cebola em uma colher de sopa de azeite, acrescentar 1/2 litro de caldo de legumes, canela, a noz moscada, o curry e o gengibre. Em seguida adicionar a cenoura e a batata doce ou mandioquinha. Esperar 10 minutos. Acrescentar os tomates, a abobrinha. Deixar cozinhar 5 minutos. Deixar ferver até tomar gosto (+/- 10 minutos). Acertar o sal e a pimenta. Caso tenha abaixado muito, adicionar mais água e reacertar os temperos.
Desligar e adicionar a caixa de couscous. Mexer até o caldo ser absorvido. Tampar a panela deixando uma fresta e deixar por +/- 10 minutos. Mexer novamente com um garfo, misturando a manteiga. Adicionar o coentro e a hortelã misturando de novo. Ao montar o prato colocar a verdura em volta, as tâmaras sobre a verdura, o couscous no centro e cobrir com as amêndoas torradas lascadas.
Que delícia de receita…vou tentar, obrigada e beijo grande!