Dicas para melhorar a alimentação das crianças
Volta as aulas, lanches, pedidos de doce e refrigerante durante a semana… Ai meu Deus!!!
As crianças testam mesmo, vão tentando até conseguir. Aqui em casa eu tento ser rígida com alguns princípios. Sou mãe de um comilão inveterado e uma menina super seletiva e que ama porcarias. A luta é bem intensa, mas eu tento, ai se tento.
Algumas dicas:
- Não compre o que não quer que eles comam… ou esconda. O que os olhos não vem o coração não sente.
- Regras claras – refrigerante só no final de semana ou em festas. E quando tem festa demais, tem que escolher em qual vai tomar. E pros gulosos como o meu filho que nao sai da festa sem bolo, só dois ou tres docinhos… Se deixar ele come uns 10!!!
- Tem que comer salada, pelo menos uma vez por dia.
- Fruta – de manha (ou suco), no almoço, se possível no lanche e no jantar. Tente, eles acabam gostando.
- Tente trocar parte dos carboidratos refinados pela forma integral – arroz, pão.
- Use quinoa – em grão ou o macarrão, também use macarrão de arroz, de milho, de farro, qualquer variação para não usar sempre produtos trigo.
- Ovos de codorna na salada – são um alimento altamente energético, e as crianças acham bonitinho.
- Sobremesa é fruta, deixe os bolos, doces para o final de semana.
- Incentive os sorvetes de fruta.
- Biscoitos, bolachas… tente o integral, caseiro, os industrializados são lotados de conservantes.
- Aqui em casa eles tem paixão por suco de caixinha, eu só compro de maçã e de laranja sem açúcar, mas sempre que possível, fazemos de fruta natural.
- Para adoçar suco de maracujá e limão, use stevia, fica ótimo e eles se acostumam. A stevia é uma planta naturalmente doce e boa para o organismo.
- Danoninho é alimento com corante, conservante. Tente usar iogurte caseiro com fruta – Receita de Iogurte Caseiro (1 litro de leite fresco, 1 pote de coalhada, ferva o leite e deixe abaixar a temperatura até que na pele esteja morno. Misture a coalhada, coloque num recipiente com tampa, se estiver frio, embrulhe em um cobertor e coloque no forno desligado. Se estiver calor, só colocar no forno desligado. Demora umas 12 horas).
- Leve as crianças a feira, mercado, deixe eles escolherem entre opções saudáveis, e para não torturar deixe eles levarem 1 guloseima para o final de semana. E entre bala e chocolate, o segundo é melhor, tem leite, cacau… e bala??? Só corante, açúcar…
- Para os que nao tem alergia – Nozes, amendoas, pecan, castanha do pará, castanha de caju, soja torrada, são um bom petisco para o lanche, alterne com polvilho, biscoitos integrais, pão de forma ou pão francês integral. Evite amendoins, são a menos saudável entre as oleaginosas.
- Use chocolate em pó organico ou até mesmo cacau em pó adoçado com mel para o leite, evite o Nescau, repleto de conservantes.
- Para as crianças que almoçam na escola, assegure um jantar saudável com uma salada colorida, um prato bom de carboidrato integral e proteína preparados com pouca gordura.
- Não frite batatas. Cozinhe elas inteiras, tire a pele, corte em palitos, espalhe azeite e sal em uma forma, role as batatas e asse até formarem uma casquinha, as crianças amam.
- Pastéis assados (uso a massa Mezzani) são uma variação aos fritos. Fazemos em casa uma vez por semana, de carninha moída ou queijo prato light. Pra que fritura??? Deixe para datas comemorativas.
- Uma ótima forma de empanar alimentos é triturar corn flakes (flocos de milho), passar o frango, carne ou peixe em uma clara de ovo batida, depois no corn flakes triturado e assar ou refogar com pouco azeite.
E para finalizar, li um livro bacana chamado Eat Clean Diet for Family and Kids (somente disponível em inglês), ele tem excelentes diretrizes alimentares para toda a família. Duro seguir todas, mas dá para seguir muitas!
Boa sorte e boa volta as aulas!
(Visited 38 times, 1 visits today)