Energy Balls
Na minha nova pesquisa sobre Raw Food, dei de cara com bolinhas bonitinhas com diferentes ingredientes. Encontrei varias em livros, internet, até que tive a chance de experimentar uma no My Yoga, preparada com carinho e capricho pelo Deva (vale a visita a lojinha que eles tem de produtos naturais, muffins, bolos). Adorei, deliciosa e realmente energizante.
Como curiosa que sou logo comecei a criar minhas receitas. Os ingredientes variam, mas basicamente é uma barrinha desconstruída e sem gordura ou açúcares adicionados. Se feitas pequenas e mimosas, podem ser usadas como docinhos de festa. Se maiores são um excelente lanche.
O universo das frutas secas é encantador. Pense nos países do Oriente, nas feiras lindas com especiarias, frutas frescas e secas… Hum… Perfumes incríveis e fascinantes. Figos, tâmaras, damascos, ameixas, banana passa, peras e também coco ralado… As sementes e oleaginosas usadas podem ser todas aquelas listadas no post anterior (Leite de Sementes e Oleaginosas), o preparo é o mesmo utlizado para o leite – lavar, deixar de molho, etc.
Alguns que já experimentaram perguntam “Mas engorda?”. Ora bolas, é como uma barrinha de cereais, você come uma e talvez se for um homem bem grandão duas. Parcimônia, o melhor segredo para se alimentar na vida.
Olhe que graça as minhas
Receitinha para umas 10 bolas medias
Ingredientes
5 tamaras hidratadas por 2 horas
5 figos hidratados por 2 horas
5 damascos hidratados por 2 horas
1/2 xícara de amendoas moídas (pode ser o resíduo do leite de amendoas, sustentabilidade!)
1/4 xícara de pistache ou qualquer outra noz picado grosseiramente
pitada de gengibre em pó
pitada de cardamomo em pó
pitada de sal marinho
pitada de canela em pó
coco ralado para enrolar
gergelim torrado ou cru para enrolar
Preparo
1) Bater as amêndoas tratadas em um moedor de café ou processador
2) Fazer o mesmo com o pistache deixando o menos picado
3) Adicionar as frutas secas hidratadas e bater mas sem deixar completamente pastoso. No caso de ja ter moído as amêndoas no moedor de temperos bater antes as frutas secas e depois colocar a amêndoa e o pistache
4) Verificar a textura, tem que ficar bem grudadinho
5) Adicionar os temperos e deixar o processador bater mais um pouco
6) Enrolar com as maos e passar primeiro no gergelim e depois no coco
As bolinhas não duram muito, 2, 3 dias… para quem quer “abandonar” a ideia de RAW, pode assar as bolinhas por uns 10 minutinhos no forninho elétrico, elas duram mais (confesso que o coco queimadinho é tentador). Conservar em geladeira. São um bom lanche para seus filhos. Pode colocar cacau moído se quiser fazer bolinhas de “chocolate”.
Invente, crie, use outras especiarias, outras frutas. O divertido na cozinha é experimentar!
Adorei, ficou uma delícia! Você é muito talentosa!